Hoje na História: 3 de fevereiro

Fonte: History


MORRE JOHANNES GUTENBERG, O PAI DA IMPRENSA
03 de fevereiro de 1468
No  dia 3 de fevereiro de 1468 morria, na cidade alemã de Mainz, Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, considerado o pai da imprensa. A ele é creditada a invenção dos tipos móveis de chumbo fundido, que deram grande versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos, permitindo assim sua massificação. Até então, os livros eram escritos à mão e, por isso, levavam meses para ser concluídos, com um custo altíssimo. Nascido no ano de 1398 (seu dia de nascimento não é conhecido), Gutenberg era filho de um rico comerciante e, desta forma, tinha acesso a livros em casa, tornando-se leitor assíduo.   A imprensa de Gutenberg é uma adaptação das máquinas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, já que ele cresceu em uma região produtora de uvas. Por conta de sua experiencia como joalheiro, também dominava a arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata. Para completar o seu invento, Gutenberg pesquisou sobre papel e tintas. Seu primeiro livro impresso foi a Bíblia, que levou cinco anos para ser concluída – de 1450 a 1455.

TERREMOTO DESTRÓI SANTIAGO DE CUBA
03 de fevereiro de 1532
Santiago de Cuba, cidade localizada ao sudeste de Havana, fundada em 1515, é uma das cidades de maior risco telúrico na ilha. Atualmente, normas sísmicas guiam a construção de novas casas. São registrados anualmente de 10 a 15 sismos perceptíveis em média, mas o último e mais devastador terremoto ocorreu em 3 de fevereiro de 1532, com um máximo de 9.5 na escala Richter. Além de Santiago de Cuba, as províncias com maior risco sísmico continuam sendo Guantánamo, Granma e Holguín, todas no extremo oriente da ilha cubana. Santiago de Cuba é a segunda cidade do país em importância socioeconômica, depois de Havana, mas possui muitas edificações que datam de fins do século XIX e princípios do XX.

INVASÃO BRITÂNICA FALHA CONTRA MONTEVIDÉU - URUGUAI
03 de fevereiro de 1807
Desde 1806 as tropas britânicas estavam invadindo Buenos Aires (Argentina). Posteriormente, em 3 de fevereiro de 1807, tentaram ocupar Montevidéu (Uruguai) e o exército uruguaio, comandado pelo militar Santiago de Liniers, respondeu com uma contundente defesa. Ante a resistência, as forças invasoras desistiram e ordenaram a retirada do local. Nesse mesmo ano, uma segunda tentativa de ocupação da capital do Vice-reinado do Rio de La Plata também foi combatida com sucesso pelas forças defensoras uruguaias, compostas não só pelas tropas oficiais a serviço do rei, mas também de numerosas milícias urbanas, grupos de crioulos, que tinham sido armados e organizados militarmente.

NASCE O CARTUNISTA FERNANDO GONSALES, CRIADOR DO RATO NIQUEL NÁUSEA
03 de fevereiro de 1961
No dia 3 de fevereiro de 1961 nascia, na cidade de São Paulo, o cartunista e ilustrador Fernando Gonsales, que tem como personagem mais conhecido o rato Níquel Náusea. A criaçao também dá nome à tira de mesmo nome, publicada há mais de 20 anos no jornal Folha de São Paulo. Além deste periódico, outros jornais pelo Brasil também publicam a tira.
Por conta de sua formação em veterinária e em biologia, muitas vezes informações científicas são inseridas nos seus quadrinhos, como desenhos de protozoários e dinossauros. Além dos quadrinhos, Gonsales também ilustra livros, matérias de revistas, faz trabalhos publicitários e roteiros para TV.
O cartunista ganhou por duas vezes o Prêmio Angelo Agostini e levou 14 vezes o Troféu HQ Mix, entre 1989 e 2004.




Fonte: Barsa Saber
1955
A Rádio de Praga anuncia: Tchecoslováquia suspende estado de guerra.
1956
EUA proíbem viagens de cidadãos americanos à Hungria.
1956
Eximbank anuncia empréstimo de 35 milhões de dólares ao Brasil para ampliar em 50% a capacidade da CSN.
1962
O presidente Kennedy proíbe praticamente todo o comércio dos EUA com Cuba.
1966
A nave espacial soviética Luna 9 pousa na Lua.
1967
Policiais soviéticos invadem a embaixada da China em Moscou e espancam trinta funcionários.
1968
O cantor brasileiro Roberto Carlos vence o XVIII Festival de San Remo, na Itália.
1972
Tailândia retira tropas do Vietnam.
1978
EUA expulsam embaixador vietnamita em Washington.
1982
EUA rejeitam proposta da URSS para reduzie em dois terços as armas nucleares de médio alcance na Europa.
2009
PESQUISADORES ANUNCIAM DESCOBERTA DO COROT-EXO-7B, MENOR PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR.

Postagens mais visitadas