Porque não abaixar as Bandeiras?

A história da Bandeira Vermelha

Desde meados do Século 15 a bandeira vermelha é conhecida como a "bandeira de desafio". Foi hasteada em cidades e castelos sob ataque para indicar que não haveria rendição. Dando por oposição à bandeira branca.

É conhecida desde meados de 1300, quando os navios Normandos hasteavam fitas vermelhas para indicar que não fariam prisioneiros na batalha. Esse costume persistiu até o Século 17, quando a bandeira foi adotada pelos bucaneiros, que eram piratas franceses, atuando, inicialmente, nas Índias Ocidentais. De início os bucaneiros alçam a Jolly Roger para intimidar seus inimigos. Se a vítima escolhe lutar ao invés de deixar os piratas embarcarem, estes iriam alçar a bandeira vermelha para indicar que uma vez que o navio fosse capturado, nenhum homem seria poupado.

A bandeira vermelha, logo ficou associada à Esquerda política revolucionária durante a Revolução Francesa, quando foi adotada pelos Jacobinos. Estes controlaram a inssureição da Comuna de Paris e criaram o Reinado Termidoriano.

Em 1797, quando os marinheiros da Marinha Real Britânica amotinaram-se no Rio Tâmisa, eles hastearam a bandeira vermelha em vários navios.

A bandeira se tornou símbolo no tumulto de Merthyr de 1831, na Gales do Sul, quando os trabalhadores tomaram a cidade pro cinco dias, até que foram massacrados por soldados.

Socialistas e radicais republicanos na Revolução Francesa de 1848, adotaram a bandeira vermelha, ostentando como símbolo o "sangue dos trabalhadores irritados". Seguidores da Segunda República Francesa, que se estabeleceu na primeira fase da revolução, se uniram aos tricolores. A flâmula vermelha subsequentemente se tornou o estandarte da Comuna de Paris em 1871, onde a partir de então passou a ser bastante associada ao socialismo. Essa tradição foi reforçada nos comícios de Chicago em 1886.

Na pré-Guerra Civil Russa, a bandeira vermelha era usada como símbolo de aviso. Vilas que eram atacadas por doenças ou pragas deveriam hastear a faixa vermelha no seu prédio mais alto. O uso da bandeira vermelha pelo exército vermelho na guerra civil, confundiu os soldados do exército branco, que supostamente, ao vistar uma bandeira vermelha sobre um vilarejo ou cidade guardada pelos Bolcheviques, acreditavam que aquele local estava com alguma epidemia, e portanto iam embora.

Após a Revolução de outubro, a bandeira vermelha com a foice e martelo foi adotada como bandeira oficial do novo governo soviético e foi usada pelo movimento comunista ao redor do mundo. Consequentemente, o número de jornais socialistas e comunistas que passaram a usar o nome "A Bandeira Vermelha" foi incontável.

Uma das mais famosas imagens da bandeira sendo hasteada é uma filmagem feita pelo exército vermelho, fixando a bandeira da vitória acima do Palácio do Reichstag, o parlamento alemão, em abril de 1945, final da Segunda Guerra Mundial - na verdade, as imagens feitas foram filmadas dois dias após a verdadeira conquista parlamento, e consequente dominação quase que total de Berlim.

Fonte: Wikipedia

Postagens mais visitadas